sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Um pouco da histótia de uma das bebidas destiladas mais apreciadas do mundo!

Vodka é uma bebiba destilada quase incolor e sem sabor, (existem fabricantes que produzem vodkas com sabores), possue teor alcoolíco entre 35% e 60%, sua origem ainda é um dilema, Rússia ou Polônia!

O processo de fabricação da vodka é o mesmo que o do uísque, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodka é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais.

Alguns tipos de vodkas:

Ocidental - prima pela pureza e claridade, possuindo aroma neutro e um sabor de álcool limpo combinado à suavidade. As técnicas de produção levaram a uma vodca com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;

Polonês - é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodca de sabor e aroma mais acentuados. Possui um discreto aroma adocicado e um paladar suave, onde o sabor adocicado demora a desaparecer. São ligeiramente mais oleosas;

Russo - bebidas muito suaves de sabor marcante e agradável, marcado por uma sensação de queimação depois de ingeridas.

Consumo: Por ser uma bebida de alto teor alcoolíco, a vodka tem o seu maior consumo em países com o clima muito frio. Nesses países ela é consumida pura, já no restante do mundo, onde também é bem apreciada, o seu consumo também é feito a partir de misturas, seja com frutas ou outras bebidas!

Para degustar e sentir todas as senssações que uma boa vodka proporciona, ela deverá ser servida bem fria, em copos pequenos e específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário